flores no papel.ჱ

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Booklover: Resenha - Um Amor para Recordar.

Decidir qual livro iria ser resenhado foi uma tarefa bem difícil! Parece que muitos estão acumulados em uma fila considerável, suplicando: "Minha vez, não, minha vez!". Toda essa fila é de livros já lidos e prontos para serem devidamente postados por aqui, porém pretendo-o fazer (um de cada vez, tendo cada um seus devidos detalhes atenciosamente escritos e apresentados). Enfim, pensei em resenhar "A Culpa é das Estrelas", por ser o livro que acabei de ler recentemente e sei que muitos amigos estão curiosos para ter uma noção do que os aguarda. Começar com o livro mais recente me fez refletir: "Poxa vida, tenho planos de começar com este projeto a um tempinho, e começarei com o mais novo? Não, é injusto." Posso parecer insana com tal reflexão e conversa que tenho com meus próprios livros, mas o amor é muito grande u_u. Assim, resolvi começar por um livro que já li faz um bom tempo e na época que foi publicado no Brasil me fez ficar saltitante dentro da livraria. Se trata de Um Amor para Recordar, conhecido também pelo título original A Walk to Remember, uma das famosas obras literárias do autor Nicholas Sparks. Conheci a história primeiramente através da adaptação para o cinema e me apaixonei pelo estilo completamente diferente dos romances "água com açúcar". O livro segue um padrão ainda mais intenso, com diferenças sutis para o filme, o que me fez ter a sensibilidade de notar que a adaptação, em suma, foi bem feita. Tratarei de focar no livro e em suas características, tomando todo cuidado para não dar "spoilers" desta obra.


Características da obra:

Autor: Nicholas Sparks. 
Editora: Novo Conceito.
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance.
Idioma: Português.
Edição: 1/2011.
Formato: 16x23.
Páginas: 186.
Encadernação: Brochura.
Curiosidades: O autor tem mais de 5 milhões de livros vendidos, selo que costuma acompanhar as capas de suas obras.

A história se passa no foco do personagem Landon Carter, um jovem adolescente completamente desvinculado do paradigma de "certo e errado", que nos dá suas lembranças sobre seu último ano na escola de sua cidade (a formação básica nos EUA é diferente da que temos como padrão e costume aqui no Brasil). Essas lembranças são relatadas por um Landon mais maduro, com 57 anos de idade, que reflete sobre o rumo de sua vida logo ao início do livro, no Prólogo. Nos devaneios de Landon, Nicholas Sparks começa a nos apresentar cuidadosamente o ambiente em que se passa sua história, detalhando as ruas, a escola, as vestes e o comportamento dos jovens adolescentes em 1958. Em contraste com o ambiente jovial e as travessuras rebeldes, mostra a jovem recatada e afastada dos grupos mais populares da escola e dos ideais comuns para sua idade, Jamie Sullivan. Jamie é uma garota adorável, a "filha perfeita" para qualquer família. Seu pai é o pastor da Igreja Batista daquela pequena cidade, sendo descrito por Landon como alguém que provoca receio e medo por sua aparência rígida, severa. Porém, ele é um pai viúvo, amoroso e dedicado com sua filha, que o ajuda sempre na Igreja e participa no coral em cada Domingo de sua vida. Sim, Jamie é muito religiosa. Muito religiosa mesmo! Sua fé é inabalável. Uma companhia frequente, sendo mais do que um objeto para ela, é a bíblia. Sempre a carrega, independente de para onde vá. A fé será um elemento crucial dentro do livro muito explorado pelo autor, principalmente pelas condições que ele consegue vincular a fé com os personagens e a evolução de cada um dentro da história. Landon passa a conviver mais com Jamie pelas atividades escolares nas quais acaba tendo de participar, sem nenhuma intenção ou uma ínfima ideia de que ela se tornaria alguém importante para ele durante todo aquele verão e que, com toda certeza, mudaria sua vida. Porém, Jamie e sua doçura, paciência e sabedoria irá guiá-lo para sua realidade, sem também esperar pelos grandes acontecimentos que envolveria ambos. Uma das passagens que mais me cativou está mais para o final da obra, por isso, irei apenas citá-la com a  referência: (página 167): "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Muitos irão reconhecer por ser um versículo bíblico, Coríntios 13:4-7.
A leitura é muito saborosa e impossível de ser deixada de lado por muito tempo. Infelizmente, meu dia só possui 24 horas, por isso levei dois dias para terminar o livro. Como deixei detalhadamente as características físicas do livro neste post, poderão ter a noção que não se trata de uma longa história. Não é um livro grande no aspecto de paginação, mas possui uma linda mensagem que nos prende em cada página e nos traz todo um ambiente bucólico, além de fortes emoções (sim, eu chorei lendo o livro). Nicholas Sparks tem em seu modo de escrever uma características que me deixa bem impressionada: As obras já parecem roteiros prontos para serem filmados. Como contei a vocês, o livro é bem detalhado sem ser repetitivo ou literalmente chato. Pelo contrário, segue um ritmo embriagante, onde as páginas vão sendo viradas de forma a acompanhar toda a história e a sequência dos acontecimentos. Acredito que muitos já assistiram ao filme, certo? Mas poucos dos que pergunto já leram a obra, e aconselho a cada um ter essa oportunidade. A obra é ainda mais doce e nos faz ter uma visão mais pelo plano do personagem masculino, Landon Carter, além das sutis diferenças que possui da adaptação cinematográfica. Não é uma obra apenas para "meninas", mas sim, para qualquer idade! É um daqueles livros que se deve colocar na listinha dos "para ser lido antes de morrer"!

Ps: Esta resenha traz como foco a obra literária do autor Nicholas Sparks, ou seja. não poderia deixar de frisar que o mesmo estará presente na XVI Bienal do Livro, dia 27, no RJ. Imperdível!




Nenhum comentário:

Postar um comentário