flores no papel.ჱ

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Booklover: Resenha - Querido John.

Ainda no clima para a XVI Bienal do Livro e Nicholas Sparks como presença ilustre no dia 27, decidi que escolheria mais um romance de sua obra, não por acaso! Todos os livros do autor que tive o privilégio de saborear não me desapontaram em nada, pelo contrário, cada um traz o ar contemporâneo dos casais e os diversos problemas que envolvem nossa sociedade. O autor não perde o charme no modo de sua escrita, assim como a doçura que envolve cada uma de suas tramas. A realidade presente não retira o romantismo e as mensagens que cada capítulo contribui para a formação do leitor, como: Determinação, superação, dramas familiares, o colegial, campo de trabalho, autoestima, religião, coragem, a amizade e, um dos meus elementos favoritos, o primeiro amor. Tal elemento parece ser o norte que guia Nicholas. É o meu palpite desde que vi seu novo stand na livraria Saraiva, com a seguinte frase de sua autoria: "O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira", presente com o livro O Melhor de Mim (que por sinal, está na minha listinha!). Porém, esta resenha é destinada ao livro "Querido John". Tal livro tem sua adaptação cinematográfica e ambos contém diferenças consideráveis, por isso, se apenas viu o filme, recomendo que tenha a oportunidade de se deliciar com a obra, afinal...O que você faria com uma carta que mudasse tudo?

Características da obra:
Autor: Nicholas Sparks. 
Editora: Novo Conceito.
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance.
Idioma: Português.
Edição: 1/2010.
Formato: 16x23.
Páginas: 288.
Encadernação: Brochura.
Curiosidades: De um total de quinze livros escritos pelo autor, seis foram para as telonas do cinema.

Assim como na obra "Um amor para Recordar", Querido John se passa na perspectiva do personagem masculino. John Tyree é um jovem completamente desregrado, daqueles que costumam estar sempre envolvidos em confusão e sem qualquer aptidão para ser considerado estudioso ou um bom aluno. Sem ter o afeto que talvez esperasse de seu pai, Bill Tyree, tem atos rebeldes característicos dos jovens que sofrem algum tipo de drama familiar. Sem ter um plano consolidado de futuro como muitos de sua idade, como estudar em uma faculdade, acaba optando por ingressar nas forças armadas de seu país, até mesmo como uma solução para se afastar da convivência sufocada e sem diálogo com o pai. No exército John irá conhecer uma outra realidade, uma completamente diferente da qual ele estava acostumado. Consolida uma postura mais madura pela nova vivência, o que deixa-o mais calado e "durão", assim como afastado de toda aquela referência rebelde que tinha anteriormente. Sua vida finalmente entra em um rumo mais adulto, onde não tem algo que torne seu coração mais abalado ou faça sua vida nos campos de batalha valer a pena. Porém, tal rumo muda em uma das visitas de John a seu pai. A jovem cheia de vida, doce e carismática chamada Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, fazendo-o entender bem mais o próprio pai e também a questionar se deveria realmente continuar com sua carreira no exército. Tais questionamentos se agravam com os atentados de 11 de Setembro e seu compromisso com a pátria. A forma como irá ter um elo com aquela que irá ser uma nova janela em sua vida? Muitas, muitas cartas. E tais cartas darão a forma espetacular da obra, assim como o tom que dá um ritmo impressionante até a última folha.
Como citei acima, e é uma das características do autor, o livro tem um ritmo próprio que se intensifica a cada capítulo pela sequência de acontecimentos que prendem o leitor. Em cada nova situação, fiquei curiosa para saber como iria se resolver e qual seria o rumo dos personagens. É impossível não se emocionar com o drama familiar vivido por John, e fiquem tranquilo! Tais informações postadas aqui não são spoilers, tomo todo cuidado do mundo para não contar a magia presente nos livros. Tal magia irá depender exclusivamente da sua leitura. Recomendo que não leia o livro com pressa, muito menos que transforme-o em um livro de cabeceira. Ele irá precisar da sua atenção e não de uma leitura "formal", mas sim, que se entregue plenamente na profundidade da história, nas peculiaridades presentes nos personagens e, é claro, na mensagem deixada pelo autor.
Ps: O cuidado no acabamento, no design, na diagramação feita pela editora...É sublime! Adorei a qualidade do papel assim como a produção em que a linda história do Nicholas Sparks foi publicada aqui no Brasil. Fiquei apaixonada pela edição e capricho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário